Notícias

1ª Edição da SOLARSHOW leva cerca de 1.200 instaladores e revendedores à Exposalão Batalha

Published

on

Dias 3 e 4 de abril de 2024, decorreu na Exposalão Batalha, a SOLARSHOW, a primeira feira totalmente dedicada a instaladores e revendedores portugueses do sector fotovoltaico. Organizada pela Solarshop,  este evento recebeu cerca de 1.200 visitantes e reuniu 20 expositores de destacados fabricantes mundiais e nacionais do mercado fotovoltaico.

Ao longo destes dois dias, as marcas apresentaram os mais recentes produtos e serviços do mercado ao público português, juntando fabricantes com instaladores, das suas mais variadas escalas, quer fossem residenciais, C&I ou utility scale, representando toda a heterogeneidade deste sector.  

Quem passou pela SOLARSHOW teve contacto com produtos e soluções, de fabricantes muito relevantes do mercado e que dão resposta a necessidades e tendências no mercado atual. Puderam, ainda, aproveitar a oportunidade para criar redes de contacto com os profissionais da área ou até assistir a palestras sobre temas da atualidade ligadas ao sector, apresentadas por representantes das marcas presentes.

O evento contou com a presença de várias marcas nacionais e internacionais, tais como, Aiko, BAE Batterien Gmbh, Chemitek, DMEGC Solar, Elevação Segura, Eurener, FM Solar Systems, Fox-ESS, Futurasun, Longi, PainelStock, SMA, SolarClean, Solis, Stäubli, Studer-Innotec, Sunfer, Tigo e Van Der Valk.

Numa entrevista à Renováveis Magazine, Pedro Lima, CEO da Solarshop, conta como surgiu esta ideia. “A ideia surgiu em dezembro, ou seja, foi tudo muito rápido. Neste momento, existe apenas um evento deste tipo em Espanha, que é a Genera, mas que é um evento mais comercial, em que fica um bocado de parte a parte técnica, dos fabricantes e das novidades. Decidimos fazer então alguma coisa em Portugal, porque os instaladores em Portugal merecem muita atenção, e então quisemos que o foco fossem os nossos parceiros e fabricantes, onde se inserem as equipas comerciais, soluções técnicas e também as palestras. Fizemo-lo [SOLARSHOW] para o pequeno ou grande instalador português”.  

André Pedro, Manager da Solashop, relembra. “Foi já no final do ano [2023], olhámos um para o outro e pensámos, onde é que nos vamos meter, mas no final, sabemos que apostámos em algo diferenciado, algo inovador e, sem dúvida, que veio para ficar”.

As expectativas e as incertezas que havia em relação à SOLARSHOW foram certamente superadas, olhando para o que foi o resultado deste magnífico evento. Instaladores, revendedores e marcas juntaram-se, ao longo destes dois dias, num ambiente em que a partilha de conhecimento e informação, resultaram numa oportunidade de crescimento para todos os agentes do sector, o que fortaleceu também as relações comerciais.

“Estamos mesmo muito surpresos pela aceitação e pela forma como este evento foi recebido pelo público, e pelos instaladores, pois sem eles nada disto seria possível. Este não foi um evento comercial, foi um evento para os instaladores virem com calma, conhecerem os produtos, falarem com as pessoas, com os fabricantes, com os técnicos, conviverem entre eles e criarem ligações” – Pedro Lima. 

Defendida por ambos, está a ideia de que neste meio, ainda pequeno em relação ao seu enorme potencial de crescimento do sector fotovoltaico em Portugal, todos se conhecem minimamente, e nesse sentido André Pedro acrescenta “(…) convidámos a generalidade da nossa concorrência, porque também nos faz inovar, pensar fora da caixa, e daí este evento [SOLARSHOW].”

“É muito gratificante ver caras conhecidas de há 10, 12, 15 anos atrás e ver pequenos instaladores que começaram sozinhos a comprar na Solarshop, tal como nós começámos, e é por isso que damos valor quando os vemos crescer e aparecerem com uma equipa a visitar-nos”, Pedro Lima.

Terminada a SOLARSHOW 2024, e fazendo o balanço geral, resta agradecer a todos os fizeram parte desta experiência. “O nosso grande obrigado aos nossos parceiros, aos nossos fabricantes, aos expositores que estiveram aqui presentes, por acreditarem e por terem feito um esforço gigante em tão pouco tempo de, em 3 meses, prepararem as equipas, viagens, desde países como Alemanha, China (…), passando pelos portugueses que representam estas grandes marcas. O nosso profundo agradecimento também às pessoas mais importantes e à melhor equipa do Solar da Península Ibérica, que é a Solarshop. A todos nós um muito obrigado!” –  Pedro Lima. 

André Pedro junta-se também nos agradecimentos e termina com um convite. “Muito obrigado a todos, só por vocês é que isto faz sentido, portanto, mais uma vez, deixamos o convite e esperamos por todos vocês para a edição de 2025 da SOLARSHOW, em fevereiro, data será em breve anunciada. Obrigado e um bem-haja!”.

A equipa Solarshop

Populares

Exit mobile version